quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Jornal impresso na era digital


Com o surgimento de novas tecnologias, que visam à substituição do uso do papel por arquivos eletrônicos, alguns especialistas prevêem que o jornal impresso deixe de existir nos próximos anos. Entretanto, dados de uma pesquisa, feita pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC) revela que a extinção do jornal impresso é algo pouco provável de se acontecer.

De acordo com os pesquisadores, que avaliaram os índices de circulação dos periódicos no primeiro semestre de 2008, houve crescimento de 8,1% na veiculação desse meio de comunicação no país, em relação a igual período em 2007.

Em artigo publicado no site da ANJ, o presidente Nelson Sirotsky concorda com o resultado. Ele diz que os jornais brasileiros vêm colhendo, nos últimos anos, uma série de boas notícias, como o aumento de circulação e captação de investimentos publicitários.

O editor-chefe do Jornal de Limeira, Rodrigo Piscitelli, vai além. Ele acredita que a internet não é adversário para o jornal impresso, e que futuramente, haverá a necessidade de adaptação a um novo formato, ainda não definido. “De fato, o papel suja as mãos, o tamanho do jornal não é dos mais agradáveis. No entanto, a internet também tem suas desvantagens, como por exemplo, ler textos na tela do computador durante muito tempo cansa a vista”, comenta.

José Natal Ciano, jornaleiro há mais de 20 anos, na Praça Toledo de Barros, conta que a procura pelo jornal impresso diminuiu consideravelmente, se comparado há duas décadas: “Antes, a era grande. Agora, com a internet e os planos de assinaturas, tudo mudou”.

Para o contador Fernando Peterlla, o jornal impresso é algo indispensável. Ele lê jornal durante o percurso de sua casa até o trabalho em transporte coletivo, mas também usa a internet para acompanhar o andamento das notícias no trabalho. “O bom do jornal impresso é que podemos levá-lo para onde quisermos, ao contrário da internet”, compara.

2 comentários:

joyce Pretah disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
joyce Pretah disse...

oi felipe....muito bom o seu blog,parabéns!!!

tenho um tbm...se quiser passar os olhos: joycepretah.blogspot.com

bj