quinta-feira, 19 de junho de 2008

Um exemplo a ser seguido

No último final de semana, após muito esforço, consegui acabar de devorar mais um livro. E como não poderia ser diferente, era sobre como fazer jornalismo com qualidade. Não que eu deteste o assunto, mas é que nos últimos seis meses, eu só tenho visto em cima da minha escrivaninha vários livros do gênero. Tomara que essa maratona colabore com a minha formação de jornalista.

Agora, nas férias, a rotina será um pouco diferente. Com mais tempo, vou selecionar alguns romances para ler e, claro, freqüentar um pouco mais os cinemas - lembrando que estudante paga meia-entrada todos os dias.

Mas voltando ao livro que falei, posso dizer que entre todos que já li, e não pensem que foram muitos, este foi o mais interessante. A sinceridade do autor, presente em todo momento, fez com que eu me identificasse com os seus argumentos e aprendesse um pouco mais sobre o cotidiano jornalístico.

O tal livro, “A arte de fazer um jornal diário”, de Ricardo Noblat, nascido e formado em Pernambuco, pode ser qualificado como um texto gostoso de ler. Não é à toa, pois com seus 35 anos de experiência no jornalismo impresso, e atuando como diretor de redação do Correio Brasiliense, ele relata, em seu livro, diversos fatos dos bastidores da profissão.

A maioria dos fatos é de jornalismo barato, que segundo o autor deve ser ignorado. Mas há também produções exemplares e apontadas por ele como um modelo a ser seguido. Pois, como ele mesmo diz, jornalista não pode ser preguiçoso, pelo contrário, deve ter o faro das coisas, saber o que está fazendo.

E o mais interessante é que em nenhum instante Noblat deixa o leitor confuso, ele somente esclarece. Pois segundo ele, ser jornalista não é fácil, e quando se é, o difícil é enxergar a sua verdadeira função, já que muitos a perdem.

2 comentários:

Unknown disse...

Ehhh isto aí, meu nobre amigo!! Continue alimentando o cheese news, pq as pessoas estão sentindo cheiro da notícia, hein!! Boa, logo vou atualizar o meu, amanhã talvez, depois do último comentário (que suspeito que tenha sido o nosso karo brasileiro), tenho que mandar algo novo, um poema. hehehe , Mr. Cheese, td de bom, até mais ver!!

Capitu disse...

I se tem razão ...
minha mesa tá lotada de livro de gramitica ... tem até os textos do ano passado
:)*
mais q sabe queijo eu to amando tudo isso